Assinante NET reclama de lentidão no YouTube

Ontem fui visitar um amigo que também é desenvolvedor, estávamos conversando sobre nossos projetos quando fui mostrar o vídeo promocional do ItapeMapa mas demorou muito para carregar. Ele, também assinante da NET, ficou muito surpreso quando disse que suspeitava que a empresa estaria limitando a banda [1] do YouTube, na verdade, ficou desconfiado e já começou a googlar sobre o assunto.

Recentemente eu li uma coluna no jornal Estadão aonde o autor, Renato Cruz, comentava a resposta do presidente da NET, José Félix, a respeito de licenças e da nova lei da ANATEL que regulamentava o mercado. Em um trecho, José Félix deixa escapar que considera o Youtube e a Netflix como seus principais concorrentes, que utilizam a infra-estrutura da NET para distribuir seu conteúdo.

José Félix, presidente da NET

José Félix, presidente da NET

“A grande ameaça são os serviços “over the top”. Esses serviços de vídeo via internet, como Netflix e YouTube, usam a infraestrutura das empresas de banda larga para distribuir seu conteúdo.”

Pesquisando no google, demoramos para encontrar esse texto, mas no caminho vimos muitas pessoas enfrentando o mesmo problema e parece que ninguém na internet, desde de Yahoo Respostas até o conceituado forum do Clube do Hardware, sabiam dizer muito bem o que estava acontecendo. Na verdade, eu deduzi a partir dessa fala que a NET esta limitando a banda do YouTube por considerá-lo rival na distribuição de conteúdo em vídeo e também para tentar promover o seu próprio serviço de streaming de vídeo, mas eu não tenho como provar essa teoria, a única coisa que eu sei é que muitas pessoas estão tendo esse problema e que o presidente da NET fez esse comentário.

Estou compartilhando essa teoria da conspiração porque eu mesmo sou assinante de 10mb da NET e vira e mexe tenho que utilizar diversas alternativas malucas ao YouTube quando quero assistir um filminho na internet. Se você tem mais alguma informação que gostaria de acrescentar para nos ajudar a entender esse problema por favor utilize os comentários, muito mais do que entender esse problema eu quero justiça, porque se a NET estiver fazendo isso de fato, está desrespeitando a lei em algum ponto. Fica o vídeo do ItapeMapa para você testar sua conexão.

Referências

https://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-reinvencao-da-televisao-,983774,0.htm – Notícia publicada no jornal Estadão, caderno de Economia.

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ix=sea&ie=UTF-8#hl=pt-BR&tbo=d&output=search&sclient=psy-ab&q=net%20youtube%20lento&oq=&gs_l=&pbx=1&fp=3df7dc80a5f1219a&ix=sea&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&bvm=bv.41018144,d.eWU&biw=1366&bih=682 – Simples pesquisa no google pelo termo “net youtube lento”

https://www.youtube.com/watch?v=OSBVLQ10Nis – Vídeo promocional do ItapeMapa

https://www.consumidor-rs.com.br/rs2/inicial.php?case=2&idnot=10257 – Créditos da foto

[1] – Limitar a banda é um termo técnico que significa reduzir a velocidade de conexão para certos aplicativos, a NET realmente limita a transferência de dados quando detecta uma transferência de dados “excessiva”, esse recurso é usado principalmente para frustar quem utiliza Torrent.

About Francisco Mat

Sou utilizador do WordPress em meus sites e entendo as necessidades dos meus clientes de uma maneira diferenciada, a utilização como usuário final, somada a minha experiência como programador e formação como administrador (UNESP-Araraquara 2010), com passagens pelos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FATEC-SP, 2013) e mestrado em Administração FEA/USP (2014-2016) me faz encontrar soluções diversificadas e utilizações criativas do WordPress.
This entry was posted in br.franciscomat.com, Notícias e Curiosidade TI. Bookmark the permalink.

14 Responses to Assinante NET reclama de lentidão no YouTube

  1. Joao says:

    É vdd chicão a minha NET tbm é 10MB e os videos do youtube são beeeemmm lentos pra carregar, mas em outros players tipo vimeo carregam normal…

    Ah a velocidade de download tbm está correta, ou seja é só o youtube que está assim!

    • Opa João valeu pelo depoimento, o problema parece ser grave, tem muita gente reclamando pela internet afora. Se essa história for verdade temos que nos mobilizar para pressionar essa empresa, a meia-noite uma multidão revoltada com foices e tochas vai bater na porta deles!!!

  2. Realmente é uma decadência, eu não consigo reproduzir nenhum video no youtube, pensei que fosse problema no meu pc, formatei mas o problema continua…
    Qual a solução?

  3. Sandro says:

    Tenho percebido isso tb. Conversando com alguns amigos, aqui em Florianópolis, todos estão com o mesmo problema com o Youtube.

    • Pelo jeito o problema é mais grave do que eu pensava, achei que estava restrito ao interior de São Paulo, na verdade não pensei que esse texto fosse chegar até Floripa, eu tenho acompanhado as visitas do site e vi que tem muita gente daí visitando essa notícia e muitas pessoas vieram pelo Facebook, você sabe dizer como encontrou esse texto? Eu queria entender porque tem tanta gente vindo de Floripa para o site!
      Vamos continuar divulgando para ver se conseguimos uma resposta da NET, quanto mais gente insatisfeita mais pressão, estou encontrando meios de provar essa teoria, estou fazendo alguns testes aqui de conexão e estou chegando a resultados que podem comprometer a NET. Obrigado pelo comentário, abs!

  4. Pedro says:

    Gente sou mais um nisso aí. Tá um absurdo o que a NET ta fazendo na cara dura limitando a velocidade do youtube que é o maior portal de vídeos da internet do mundo inteiro, o youtube é algo muito maior do que a NET. Pra isso criei uma página no facebook retratando a indignação, peço que quem puder curta lá pra fortalecer… “NET limitando o Youtube.” ou facebook.com/NETLimitandoOYoutube

  5. Olá, uso Net Virtua, internet banda larga, plano de 10Mb, fiz teste de conexão e esta normal!

    Somente o site http://www.youtube.com demora carregar os videos, mesmo na qualidade mais baixa 240p.

    Acesse meu blog, clique no meu nome e aprenda resolver, é só baixar um programa chamado “Spot Flux”.

    Abraço

  6. Romário, vou testar sua solução, se funcionar adicionarie no final do post um link para seu blog ok? Obrigado pelo comentário

  7. Guilherme says:

    Engraçado, sempre achei que a NET limitava a banda do youtube para ter banda de sobra para as conexões comerciais, pois de madrugada o youtube roda normal. Quando usava GVT não tinha esse problema.
    Um abraço de Maringá – PR

  8. Paulo Matui says:

    O que tenho percebido é que sobre a mesma conexão da NET NETFLIX via Android e Wii funciona normalmente. Porém, via WEB com Chrome ou Explorer o quadro de seleção de filmes fica extremamente lento. Quando testo a velocidade da conexão encontro medidas bastante consistentes com o plano contratado. Após a seleção de um filme qualquer a exibição é normal.

    Aparentemente a NET está restringindo banda no processo de seleção de filmes, assim o look and feel pode parecer inferior ao serviço NET de VoD.

    Se isto é verdade como fazer para a NET atuar de forma leal com os consumidores? Será que se iniciarmos uma campanha de denúncias via Portal ANATEL de reclamações nós teríamos sucesso?

  9. NomeLeo says:

    o nome técnico é se a operadora faz “traffic shape”. Existem ferramentas que fazem diagnóstico.

  10. Caio andrade says:

    faça o teste no site da (minha conexão) e clique em outro servidor e escolha internacional, o test de download e upload não vai passar de 1mb, a net esta com problemas no link externo, e so ta com velocidade de 10mb nois links do brasil, faça o teste de velocidade no speedtest e vai dar 10mb, o youtube não esta limitado apenas o downloa mas tambem o upload, antes em dezembro de 2012 os videos demoravam 30 minutos para enviar 200mb agora é 298minutos, algo muito errado esta acontecendo, a anatel tem que fazer alguma coisa não da pra trabalhar assim, falta de respeito com quem assina o serviço, grande erro meu foi cancelar a oi velox para mudar para net virtua, a oi da de 10 na net virtua, TIPO NET é a net, todas as outroas são melhores que ela!

  11. Qdo será que volta funcionar YOUTBE…… que saudade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *