Docker: Estamos migrando nossos serviços para o novo paradigma de DevOps

Na fronteira das mudanças tecnológicas atuais, vimos o Docker como um novo paradigma de otimização. Por que esperamos tanto tempo para adotá-lo? A resposta é simples, só precisamos disso agora, estávamos em um processo de desenvolvimento muito longo e estável, sem a necessidade de migrar o servidor ou alterar o processo de desenvolvimento.

Mas recentemente chegamos a um ponto para fazer um servidor intermediário, um tipo de homolog / backup de produção, então vimos que a tarefa seria muito demorada, faria toda configuração, clone de git repos, instalação de serviços como Apache, MySQL, WordPress. Então, eu tinha duas opções, ir pasta a pasta e verificar se tudo estava bem, ou formatar e instalar o docker em um ambiente fresco linux / docker.

Eu escolhi a segunda e mais desafiadora opção, então agora estou trabalhando na migração completa de todos os nossos projetos, sites e operações para a tecnologia Docker. Depois disso, poderíamos instanciar nosso servidor homolog executando simplesmente um comando docker para configurar tudo e rodar.

Docker não é difícil de entender, mas você precisa ser muito experiente para entender todo seu poder, e não é a melhor solução para todos os cenários, mas depois que você começar a usá-lo será muito difícil voltar atrás.

About Francisco Mat

Sou utilizador do WordPress em meus sites e entendo as necessidades dos meus clientes de uma maneira diferenciada, a utilização como usuário final, somada a minha experiência como programador e formação como administrador (UNESP-Araraquara 2010), com passagens pelos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FATEC-SP, 2013) e mestrado em Administração FEA/USP (2014-2016) me faz encontrar soluções diversificadas e utilizações criativas do WordPress.
This entry was posted in Notícias de projetos, www.f5sites.com, www.franciscomat.com and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *