Empreendendo no interior: Custo Brasil vs Custo Itapetininga

De acordo com a wikipedia “O Custo Brasil é um termo genérico, usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no Brasil, dificultando o desenvolvimento nacional, aumentando o desemprego, o trabalho informal, a sonegação de impostos e a evasão de divisas. Por isso, é apontado como um conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria nacional.”

Não bastasse o rigor burocrático que os empresários devem enfrentar para estabelecer um empreendimento no Brasil de maneira geral ainda existem adversidades locais. Como futuro empresário de Itapetininga acredito que nossa cidade encarece ainda mais os custos para o investidor devido a sua característica provinciana.

O custo Itapetininga reside no fato da oferta de serviços de baixa qualidade e de alguns funcionários totalmente despreparados, como na Junta Comercial (JUCESP). Não bastasse enfrentar as dificuldade burocráticas sem o auxílio de um contador, ainda preciso me deparar com a má vontade de funcionários, que me fez perder meu tempo indo e voltando da junta e da receita por omissão de informação. O SEBRAE de Itapetininga também não possui funcionários qualificados para dar instruções adequadas a todos os segmentos, restringindo suas orientações a assuntos básicos.

O que eu (inocentemente) esperava encontrar nos escritórios dos órgãos estaduais e nacionais eram funcionários motivados que incentivassem os empresários locais, mas o que eu encontrei em Itapetininga foi despreparo e má vontade na prestação de informações, sugiro a JUCESP que reveja seu quadro de profissionais para encontrar pessoas com o perfil adequado e gostaria muito de saber que a taxa que eu paguei (de valor maior que os impostos que precisava no momento) foi revertida em treinamento para os funcionários. Espero voltar na junta comercial e ser recebido por funcionários disposto a auxiliar e instruir os futuros empresários do país.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Custo_Brasil

About Francisco Mat

Sou utilizador do WordPress em meus sites e entendo as necessidades dos meus clientes de uma maneira diferenciada, a utilização como usuário final, somada a minha experiência como programador e formação como administrador (UNESP-Araraquara 2010), com passagens pelos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FATEC-SP, 2013) e mestrado em Administração FEA/USP (2014-2016) me faz encontrar soluções diversificadas e utilizações criativas do WordPress.
This entry was posted in br.franciscomat.com, Notícias de projetos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *