Manual de uso do Remember The Milk – F5 Sites

Após anos usando o site Remember The Milk (RTM), um simples organizador de tarefas, percebi que com o tempo novas tarefas, não planejadas, atrapalhavam na organização. Para manter tudo em ordem é preciso reorganizar sempre as listas e seguir algumas dicas e regras para não se atrapalhar.

Vou descrever de maneira práticas quais são os passos para trabalhar com essa fantástica ferramenta:

Para organizar o RTM:

  • Filtrar caixa de entrada: Similar a emails não lidos, a caixa de entrada de tarefas fica acumulando tarefas, sempre é bom colocar cada tarefa na sua lista.
  • Rever listas: revisão completa e detalhada de cada lista, mover para lixeira e arquiva tarefas, mesclar ou dividir, alterar prioridades, tem tarefa que é nota e vice-versa, etc.
  • Taguear: colocar tags nas tarefas, para relacioná-las.
  • Planejar cada tarefa para os próximos 15 dias e colocar a data de entrega. Utilizar metodologia SCRUM e imprimir gráficos burndown.

Regras para novas tarefas

Na hora de escrever novas tarefas, para não bagunçar as listas, uso algumas regras simples e eficiente:

  • As tarefas novas tem prioridade 0, porque as tarefas com prioridade definida fazem parte do cronograma de tarefas, que foram planejadas para serem feitas.
  • Nomes descritivos: Tarefas precisam de bons nomes, assim poupa-se tempo futuramente tentando advinhar o que seria tal tarefa.
  • Nota “Como fazer”: se outras pessoas vão participar escreva uma nota Como fazer, para que outras pessoas consigam resolver a tarefa sem precisar falar com o criador, até mesmo você vai se surpreender como pensar no que vai fazer, antes de fazer, economiza um tempo danado.
  • Se é urgente e não planejada deve se escrever a tarefa em CAIXA ALTA e dar prioridade 1, recurso que deve ser usado com moderação, o ideal é não perder tempo com tarefas não planejadas e seguir o cronograma.

Dicas gerais

  • Faça backups regularmente de sua lista de tarefas, nunca se sabe né, esteja preparado para o pior.
  • Crie uma lista chamada Lixeira e mova todas as tarefas que iria deletar para lá, assim você não perde nenhuma informação.
  • Não tenha muitas tarefas, agrupe e elime sempre que puder, senão vira uma bagunça e no final você perde a função controle. Sempre me pego navegando pelo RTM completando tarefas que havia esquecido, que estavam jogadas lá dentro.

About Francisco Mat

Sou utilizador do WordPress em meus sites e entendo as necessidades dos meus clientes de uma maneira diferenciada, a utilização como usuário final, somada a minha experiência como programador e formação como administrador (UNESP-Araraquara 2010), com passagens pelos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FATEC-SP, 2013) e mestrado em Administração FEA/USP (2014-2016) me faz encontrar soluções diversificadas e utilizações criativas do WordPress.
This entry was posted in br.franciscomat.com. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *